Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia / OMCC&T

Os museus de ciência e tecnologia são atualmente reconhecidos como instituições que, para além de sua função social e cultural de preservação do patrimônio material e imaterial, também se apresentam como locais de lazer, encontros, deleite, encantamento e criação de lembranças a partir das experiências que eles proporcionam. São ainda espaços de educação e comunicação pública da ciência com desdobramentos para a formação dos indivíduos, incluindo-se ações orientadas para a melhoria da qualidade de vida das populações e desenvolvimento crítico do pensamento. Nesse sentido, para saber por que as pessoas visitam museus de ciência é fundamental considerar as demandas atuais da sociedade presentes em suas pautas a fim de que a experiência da visita seja positivamente marcante e inesquecível.

Em 2013, um grupo de museus do Rio de Janeiro, que tem a ciência como tema de ligação, decidiu propor a criação do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia / OMCC&T. Esta iniciativa visou dar prosseguimento aos estudos realizados pelo extinto Observatório de Museus e Centros Culturais / OMCC.

A função principal dos observatórios consiste no registro de informações que promovam condições para o acompanhamento de eventos que tenham em comum o mesmo padrão metodológico, de modo que estabeleçam relações, indicadores e, consequentemente, possibilitem reflexões e críticas sobre o objeto em estudo.

O OMCC&T vem, desde a sua criação, produzindo e compartilhando conhecimentos e saberes sobre a divulgação da ciência em espaços de educação não formal, buscando identificar os processos e os contextos promotores de acesso aos museus para variados segmentos sociais. Dessa forma, pretende contribuir para a promoção de experiências museais culturalmente inclusivas.

Com essa iniciativa, espera-se colaborar com a reflexão sobre o papel atual dos museus e para a compreensão de fatores e experiências que promovam a democratização do acesso e legitimem a apropriação reflexiva e plural da cultura científica.