Contato e Pesquisadores

Os pesquisadores do OMCC&T participam de reuniões da rede e se organizam em suas respectivas instituições para realizar os protocolos de pesquisa propostos.

PARA ENTRAR EM CONTATO ESCREVA PARA : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Pesquisadores com publicações sobre o OMCC&T (de 2003 a 2023)

Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro
Atualmente é museóloga e vice-diretora do Museu da Geodiversidade (MGeo - IGEO - UFRJ), membro do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva, pesquisadora (colaboradora) do Laboratório de Estudos de Comunidades Paleozoicas (LECP - UNIRIO), professora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ) e coordenadora da Câmara de Acessibilidade do Sistema Integrado de Museus, Acervo e Patrimônio Cultural (SIMAP-UFRJ).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8235411254490163

Andréa Fernandes Costa
Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UNIRIO). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Estudos e Processos Museológicos e da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, bem como Educadora Museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN-UFRJ). Integra o Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia - OMCC&T, o Grupo de Pesquisa em Educação Museal (GPEM - MHN/IBRAM) e o Grupo de Pesquisa "Educação, Museus de Ciências e seus Públicos".
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3377684322512139

Adriana Mortara Almeida
Doutora em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2001). Tem pós-doutorado na área de Museologia, realizado no Instituto de Geociências da UNICAMP. Atualmente coordena o Setor Educativo do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4051726233468203

Carlos Alberto Quadros Coimbra
possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Mathematical Sciences - NEW YORK UNIVERSITY (1977) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é pesquisador adjunto - Museu de Astronomia e Ciências Afins. Tem experiência nas áreas de Matemática, Estatística e Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, Psicometria e Sociometria, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia estatística das ciências humanas e sociais, teoria da medição de variáveis latentes, teoria da resposta ao item e avaliação em educação formal e em educação não formal.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0438717062962991

Denise Coelho Studart
Museóloga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO (1993), Mestre (M.A., 1995) e Doutora (PhD, 2000) em Museum Studies pela University College London/UCL, Inglaterra, Reino Unido. Atualmente integra a equipe do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Nepam/MV), e é membro da equipe de pesquisadores do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia/OMCC&T.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3218612044208090

Isabel Gomes
Aluna de doutorado em Educação Brasileira na PUC-Rio (2022); Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Integrante do Grupo de estudo e pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI) do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Integrante do Grupo de pesquisa Educação Museal: conceitos, história e políticas (GPEM) do diretório do Ibram no CNPq e pesquisadora do OMCC&T, representando o Espaço Ciência Viva (ECV).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0207934100877938

José Matias de Lima
Bacharel e Mestre em Estatística. É Pesquisador, aposentado em Informações Geográficas e Estatísticas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na área Cultural estuda e avalia o Perfil de visitantes em Museus e Centros Culturais, elaborando instrumentos de medição, atuando na coordenação e gerenciamento de equipes de campo (entrevistas e aplicações de questionários) e atuando também no desenvolvimento e aplicação de metodologia estatística para obtenção e análise de informações sobre o público de museus e centros culturais, visando obter subsídios para a tomada de decisões na organização das atividades museais, bem como para a definição de políticas públicas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6027983596337127

José Sérgio Damico
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduado (Mestrado) em Gestão de Saúde Pública. Atualmente cupa o cargo de Analista Sr de Gestão de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,. Desde 2006 atua como pesquisador no Núcleo de Estudos de Público e Avaliação do Museu da Vida Fiocruz, com foco em estudos quantitativos de públicos. Faz parte da equipe do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia, projeto em parceria com outros museus de ciência do Brasil, como representante do Museu da Vida Fiocruz.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8475549689709379

Loloano Claudionor da Silva (em memória)
Tinha experiência na área de Astronomia, com ênfase em Cosmologia e em Física com Teoria Quântica de Campos. Participou do programa de extensão universitária "Astros a serviço das ciências", do Observatório do Valongo (UFRJ) e era monitor no projeto Ciência Móvel do Museu da Vida/FIOCRUZ, e bolsista na mesma instituição, trabalhando com estudos de público.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7176102603117275

Luciana Sepúlveda Köptcke
Possui licenciatura em Educação Artística e doutorado em Museologia. Atualmente é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Educação formal e não formal e na popularização da ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de público, divulgaçao científica, educação em museus, parceria educativa e saúde na escola. A partir de 2008, desenvolve projetos de pesquisa com foco nas parcerias educativas e nos arranjos intersetoriais relacionando saúde, cultura e educação, com ênfase no Programa Saúde na Escola. 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5632055233308971

Mônica Santos Dahmouche
Fí­sica, mestre e doutora em física, docente da Fundação Cecierj, na área de Divulgação CientÍfica. Desde 2006 vem atuando em Divulgação e Popularização da Ciência, com ênfase em feiras e olimpíadas de ciências, museus e centros de ciência e relações de a presença da mulher na ciência. Coordenou o processo curatorial e implantação do Museu Ciência e Vida e esteve a frente do espaço por 10 anos. É docente no Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde e no mestrado acadêmico interinstitucional oferecido pela Casa de Oswaldo Cruz, Divulgação da Ciência, da Tecnologia e Saúde. Integra o grupo de pesquisa OMCC&T - Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2004036741276220

Paulo Henrique Colonese
Físico, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Mestre em Educaç ão Matemática pela Universidade Severino Sombra. Tecnologista em Saúde Pública do Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz). No Museu da Vida, atualmente, trabalho no Ciência Móvel, explorando as interações entre Ciência e Arte no campo não formal, formação de mediadores e desenvolvimento de experimentos interativos e cadernos de mediação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1432256231448414

Sibele Cazelli
Graduada em Biologia, mestre em Educação e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É pesquisadora da Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT), onde estuda os processos de comunicação e cognição entre o museu e o público, levando-se em consideração as características das ações educacionais em contexto não formal e as especificidades de cada tipo de público.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2306141621040404

Sônia Maria Figueira Mano
Doutora em ciências pelo Programa de Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz. É coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Público e de Avaliação em Museus (Nepam). Integra o corpo docente dos cursos de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (COC/Fiocruz) e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz). Tem experiência nas áreas de divulgação científica, educação em saúde, estudos de público e avaliação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5101408547101984

Wailã de Souza Cruz
Atualmente é astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro desde junho de 2004. Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em Museus e Centros de Ciências. É coordenador da equipe de mediadores do Museu do Universo. Participa do grupo de pesquisa OMCC&T (Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia) que realiza estudos sobre a divulgação da ciência e a sociedade. Participou da comissão organizadora do 3o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (2018).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7648932466369564

Vanessa Fernandes Guimarães
Doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora em saúde pública do Núcleo de Estudos e Avaliação em Museus do Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz. Coordena o Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Desenvolve, coordena e orienta, desde 1999, pesquisas e projetos nas áreas de implantação de centros e museus de ciência, exposições de divulgação científica, educação não formal, estudos de público e avaliação em museus.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4471549644068820