Pesquisas

Pesquisas desenvolvidas pelo OMCC&T

O Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia / OMCC&T tem como proposta de trabalho a elaboração de protocolos de pesquisa que possam ser utilizados por diversas instituições museais. Estas pesquisas, aplicadas em diferentes museus, geram bases de dados que permitem não só comparar o que acontece nestas instituições atualmente, mas também formar séries históricas.

Pesquisas em andamento

(ver também a aba “PUBLICAÇÕES”, neste site)

1) Pesquisa Rede OMCC&T - 20 anos de pesquisa e histórias pra contar.

Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 39/2022.
Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais.

Resumo:
A proposta beneficiará uma rede de museus e centros de ciência e espaços científico-culturais, localizados no RJ, além do Museu da Amazônia. Essa rede foi constituída em 2013, como OMCC&T, Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia. Ao longo do tempo, outras instituições museais aderiram à rede, de modo que há um processo dinâmico de parceria para melhor conhecer o público que visita esses espaços. A presente proposta é liderada pelo Museu Ciência e Vida - Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, em uma relação horizontal com os demais museus elencados abaixo:

Museu Ciência e Vida - localizado no centro ne Duque de Caxias, o espaço foi criado em 2010, em um empreendimento de 5.000m2, distribuídos em quatro pavimentos. Tem como por missão estimular de forma interativa, dinâmica e lúdica a curiosidade pelo conhecimento científico atuando como um espaço de divulgação e popularização da Ciência e apoio ao professor. O espaço oferece exposições temporárias e de longa duração, sessões de cúpula de planetário, bem como atividades de educação museal voltadas para professores, estudantes, bem como para o grande público. O espaço possui dez servidores, sendo que seis atuam em atividades finalísticas, quatro em atividades meio, dez funcionários terceirizados para serviços gerais e aproximadamente 40 mediadores que contribuem com a recepção do público e desenvolvimento de atividades e produção de recursos pedagógicos. O Museu já exibiu 42 exposições, das quais grande parte pertence a museus parceiros. Possui tradição em atividades de astronomia, com ênfase na inclusão de pessoas com deficiência, além de atividades de ciência e arte. O espaço vem trabalhando em parceria com a UFRJ, campus Duque de Caxias, em atividades de estímulo à inserção de meninas nas áreas de ciência exatas, engenharias e computação.

Museu Aeroespacial - situado no Campo dos Afonsos, no bairro de Sulacap, zona oeste da cidade, o museu integra o Campus da Universidade da Força Aérea (Unifa) e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico- Cultural da Aeronáutica (Incaer). Inaugurado em 18 de outubro de 1976, tem como principal missão pesquisar, obter, classificar, restaurar,controlar, preservar e expor o acervo histórico-cultural da Aeronáutica.

Museu da Vida Fiocruz - inaugurado em 25 de maio de 1999, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz, unidade responsável pela preservação da memória da Fundação Oswaldo Cruz e por atividades de divulgação científica, pesquisa, ensino e documentação da história da saúde pública e das ciências biomédicas no Brasil. O Museu ocupa uma grande área verde no campus da Fiocruz, localizado no bairro de Manguinhos, zona norte da cidade.

Museu de Astronomia e Ciências Afins - criado em 8 de março de 1985, era inicialmente vinculado ao CNPq e, desde 2000, é subordinado ao MCTI. Localizado no Bairro Imperial de São Cristóvão, zona norte da cidade, é um museu de ciência que preserva uma rica coleção de instrumentos científicos, documentos e acervo arquitetônico oriundos do Observatório Nacional.

Museu Naval -localizado no Centro do Rio de Janeiro, é um espaço destinado à preservação da memória naval brasileira. Em seu acervo, se encontram diversos documentos que relatam a história da Marinha do Brasil, com ênfase na participação brasileira em conflitos.

Museu Nacional - peça fundamental da história do Brasil, é o primeiro museu e a mais antiga instituição de pesquisa científica do país. Situado no Parque da Quinta da Boa Vista, passou por incêndio catastrófico e está retomando a visitação.

BioParque do Rio. Oriundo do Jardim Zoológico está localizado no Parque da Quinta da Boa Vista, espaço contiguo ao Museu Nacional.

Museu da Amazônia - casa de cultura e ciência, de convivência e celebração da diversidade do ser no mundo. Casa da Ciência e Museu da Geodiversidade - vinculados à UFRJ.

Espaço Ciência Viva - Org.Social Independente.

Financiamento: CNPq

2) Pesquisa Perfil-Opinião

Resumo:
O Museu da Vida, em parceria com o MAST e com o apoio da ENCE/IBGE, conseguiu mobilizar durante o ano de 2004 nove museus em torno de um projeto de longa duração para elaboração do protocolo de Pesquisa Perfil-Opinião. Participaram também naquele momento, os seguintes museus: Museu Nacional/UFRJ, Museu do Universo – Fundação Planetário, Museu Aeroespacial, Museu do Índio, Museu Casa de Rui Barbosa, Museu Histórico Nacional, Museu do Primeiro Reinado, Museu Antônio Parreiras, Museu de Arte Contemporânea (estes dois últimos situados na cidade de Niterói).

Em 2009, foi organizada a segunda rodada de coleta de dados incluindo os museus: Museu da República, o Museu Imperial, o Museu Carmem Miranda e a Casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense/UFF. Nesta rodada, o Museu do Índio não participou.
Em 2013, o Observatório passou a ser focado apenas em Museus de Ciência e Tecnologia. Nesta rodada, os cinco museus envolvidos realizaram a terceira coleta de dados, a saber: Museu de Astronomia e Ciências Afins, Museu da Vida, Museu Nacional, Museu Aeroespacial e Museu do Universo – Fundação Planetário.

A quarta rodada aconteceu em 2017, reunindo dez museus de temática científica. Os museus que naquele momento integravam o OMCC&T eram: Museu de Astronomia e Ciências Afins, Museu da Vida, Museu Nacional, Museu Aeroespacial, Museu do Universo – Fundação Planetário, Museu Ciência e Vida, Espaço Ciência Viva, Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Museu Naval.

Em função do advento da pandemia a coleta naturalmente prevista para 2021 será realizada em 2024, retomando o intervalo de quatro anos da série longitudinal.

Financiamento: recursos próprios de cada museu até 2017. A quinta rodada será financiada pelo CNPq.

 

Leia mais:Pesquisas desenvolvidas pelo OMCC&T