2022

Museus de ciência e seus visitantes no início do século XXI: estudo longitudinal da visitação espontânea de cinco instituições da cidade do Rio de Janeiro.
Autores: Sonia Mano, Sibele Cazelli, Monica Santos Dahmouche, Andréa Fernandes Costa, José Sergio Damico.

Resumo: A pesquisa quadrienal é realizada com visitantes não agendados, maiores de 15 anos, por meio de um questionário autoaplicado com 28 questões objetivas sobre o perfil do visitante, antecedentes e circunstâncias da visita, opinião e seus hábitos culturais. Os dados relativos aos 8.706 respondentes das quatro etapas da pesquisa, realizadas em 2005, 2009, 2013 e 2017, foram tratados estatisticamente e revelam padrões e alterações no perfil e na visão do público sobre a visita a essas instituições.

Anais do Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, v. 30, p. 1-48, 2022.
Baixe gratuitamente o artigo (pdf) aqui

Conhecer para contar: o público de museus de ciência do Rio de Janeiro.
Autores: Sibele Cazelli, Monica Santos Dahmouche, Sonia Mano, Andréa Fernandes Costa, Isabel Gomes, José Sergio Damico.

Resumo: Neste estudo, apresentamos a análise dos dados coletados em dez instituições de ciência e tecnologia da região metropolitana do Rio de Janeiro, na perspectiva da visitação a estes espaços como prática de lazer cultural. As informações, obtidas em 4.606 questionários voluntariamente autorrespondidos, registram o perfil sociocultural e a opinião do público de visitação espontânea, com mais de 15 anos. Identificamos que os entrevistados com maior escolaridade e renda são frequentadores mais assíduos. O boca a boca é a forma de comunicação mais eficiente dentre as fontes de informação sobre a existência dos museus investigados, embora o espaço virtual venha ganhando protagonismo neste papel.

Museologia e Patrimônio - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - Unirio | MAST, v. 15, n. 2, p. 379-408, 2022.
Baixe gratuitamente o artigo (pdf) aqui.